Skip to main content

Moradia Unifamiliar, Porto

Esta casa leva uma história comprida. Fazendo parte de um conjunto habitacional promovido no período do Estado Novo, esteve vários anos devoluta, aguardando reabilitação. Foi objecto de diversos estudos, ideias e sonhos, até chegar a nós. 

A ARQPLAN desenvolveu o projeto de licenciamento de alteração e ampliação que partiu da preexistência edificada e observou as obrigações regulamentares aplicáveis à zona onde se inseria. 

Este projecto e a obra em curso, representaram um desafio maior, dadas a dimensão e complexidade técnica estrutural do novo volume, muito próximo das construções vizinhas e com dificuldades ao nível do acesso e elevação. Por isso, optou-se por lajes aligeiradas e uma estrutura porticada delgada, distribuída em vários pontos, de forma a integrar a dimensão dos pilares nas novas paredes. 

Apesar da ampliação volumétrica, necessária à melhoria das condições de habitabilidade, privilegiou-se o desenho dos espaços exteriores, estabelecendo áreas de estadia, estacionamento e jardim de descompressão visual.  A eficiência energética foi incrementada com janelas de alto desempenho e sistema ETICS na fachada.

As zonas comuns desenvolvem-se em open-space, no piso térreo, acedendo-se à zona íntima da casa, no primeiro piso, por uma escada reconfigurada, ainda que de dimensões mínimas, permitindo a futura instalação de um mecanismo de elevação. 

Todo o detalhe dos espaços foi desenvolvido em conjunto com os clientes. Estamos ansiosos para os ver materializados na obra, muito brevemente.

Apresente-nos o seu desafio!

Vamos trabalhar em conjunto.