Skip to main content

Moradia Unifamiliar, Porto

Este projeto e obra apresentaram grandes desafios de recuperação do interior, adaptada a um orçamento limitado. Projetada pelo Arquiteto José Cruz Lima, em 1958, não poderia a intervenção ser desvirtuada do conceito original programático, tratando-se de manter os pormenores de desenho do espaço e dos elementos construtivos que o enquadram e diferenciam. 

A intervenção passou pela seleção criteriosa dos elementos a manter, dado que foram continuamente alterados em função dos utilizadores anteriores. A intervenção foi pontual, focada na unificação dos espaços de estar, renovação da cozinha e das casas de banho, evoluindo posteriormente para vir a abranger sala, quartos, espaços de circulação e cave.

Composta por três pisos, a casa apresentava fortes marcas de uso. Foi proposta uma intervenção que recuperasse parte da condição original dos materiais, sempre que possível, especialmente das carpintarias. Nas áreas renovadas, optou-se por cores neutras e reforço da iluminação indireta, por forma a aumentar a luminosidade interior e evidenciar a amplitude dos espaços.

A reabilitação permitiu devolver ao espaço de habitação moderno uma nova vida, enquadrando também mobiliário e obras de arte fornecidos pelo cliente.

Apresente-nos o seu desafio!

Vamos trabalhar em conjunto.